segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Projeto: O sal

Projeto: O sol


Justificativa:


As crianças quando estimuladas por atividades criativas e desafiadoras têm um crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades muito maiores, que são percebidas de imediato. Elas demonstram o que estão aprendendo através de suas ações e atitudes: alegria, atenção, participação, concentração.

Foi pensando nisto que investi em atividades que garantirão respostas positivas aos assuntos que trabalharemos: cores, formas e astros, juntamente com construção da escrita e da leitura.

Assim durante este período proporcionaremos histórias, poesias, cantos, experiências, leituras, colagem, dobraduras, pinturas, desenhos, pesquisa; que garantirão momentos de magia, fantasia e criatividade com as cores, formas, astros, bem como a ampliação de conhecimentos provenientes da cientificidade.

As crianças têm dentro delas muitos sonhos e fantasias sobre os astros e extraterrestres, então aproveitando desta curiosidade lhes proporcionaremos novas aprendizagens.

Além de tudo promoverei a concientização da preservação ambiental, para que não ocorra o aquecimento da terra.


Objetivo compartilhado:


Apresentação de peca teatral: A bruxa que roubou o sol


Objetivo Geral:


Participar de situações de pesquisa.


O que o professor deve garantir:


  • Manuseio de diferentes textos;

  • Oferecer diferentes materiais de exploração para experiências e pesquisa;

  • Propor atividades criativas e desafiadoras com relação ao conteúdo proposta;

  • Socializar as informações;

  • Proporcionar uma seqüência lógica dos trabalhos;

  • Incentivar o registro e a leitura de forma espontânea e dirigida;

  • Garantir materiais de pesquisa;

  • Fazer intervenções(professora).


O que se espera que os alunos aprendam:


  • Identificar as cores e suas variações de tons, fazendo associações e comparações (ex. preto do feijão);

  • Reconhecer alterações das cores quando ocorrem misturas;

  • Usar de recursos das expressões plásticas, sonoras e corporais;

  • Fazer uso da escrita e da leitura no desenvolvimento das diversas atividades;

  • Diferenciar figuras geométricas;

  • Diferenciar dia e noite;

  • Ampliar conhecimentos com relação aos astros estudados( sol, lua, planeta Terra);

  • Perceber e reconhecer determinadas características das quatro estações do ano;

  • Participar de momentos literários por meio das narrativas, contacoes de histórias e teatro.


Avaliação:


A avaliação será de forma contínua, observando o interesse, participação e o desenvolvimento nas atividades, respeitando o ritmo de cada um.


Procedimentos:


Vídeos: Bambi.

Histórias: A bruxa que roubou o sol;

A descoberta do caracol;

Coração de pedra;

O sol e a lua;

A estrelinha Juju;

No país da fantasia.

Cantos: A cara quadrada/ redonda

A lua vem surgindo;

Planeta azul;

Aquarela do Brasil;

Onde estão as cores (Xuxa 2);

As árvores balançam;

Na terra do contrário.


Atividades:


  • Confecção de “Meu álbum dos números”, usando materiais variados( sementes, palitos, rótulos, recortes, canudos, dobraduras, desenhos) para representar as quantidades solicitadas;

  • Confecção de álbum sobre cores;

  • Leituras de textos informativos correspondentes ao tema estudado;

  • Pesquisa em livros informativos e com os familiares em relação aos astros;

  • Realização de experiências sobre os efeitos da luz do sol e sobre a existência da mesma;

  • Fazer a mistura das cores com tinta guache, observar a transformação, em seguida permitir que as crianças montem um painel colorido, em grupo;

  • Técnica do merengue: fazer o merengue depois misturar gotas de anilina (cores primárias- depois da mistura aparecem as secundárias, terciárias), finalizar comendo o merengue colorido;

  • Técnica do esfrega: coletar folhas ou flores e deles extrair as cores esfregando e desenhando em folha cartolina branca;

  • Oferecer versos conhecidos para as crianças fazer tentativas de leitura por meio das estratégias de inferência, antecipação, seleção e verificação;

  • Cruzadinha com banco de dados;

  • Ordenação de um versinho( em frases) de forma coletiva;

  • Adivinhas(anexo);

  • Encenar


Atividades independentes:

  • Parque;

  • Leituras feitas pela professora;

  • Brincadeiras espontâneas e dirigidas;

  • Jogos pedagógicos(memória, dominó, quebra-cabeca)

  • Circuitos com diferentes peças de encaixe.


Conteúdos trabalhados:


  • Astros ( sol, lua e planeta Terra)

  • Luz, calor, movimento;

  • Fenômenos da natureza (arco-íris, chuva);

  • Cores;

  • Fenômenos;

  • Formas;

  • Números;

  • Expressão oral;

  • Leitura e escrita;

  • Ordenação de versinhos.



Minha coroa é dourada

Cor de fogo é meu clarão:

No mundo sou aclamado

Rei da luz, rei do verão

Eu sou o sol.


Nenhum comentário: